Como saber adaptar o detergente ao tipo de água

A “dureza” da água está associada à presença de sais de cálcio e magnésio que se dissolvem na água através do seu contacto com as rochas, sendo considerada “dura” quando existem valores significativos destes sais e “macia” quando contém pequenas quantidades. As águas provenientes de zonas calcárias são mais duras do que as águas provenientes de zonas graníticas.

A quantidade de magnésio e de cálcio que se encontra dissolvida em água determina a sua classificação:

Água dura – contêm elevadas concentrações de cálcio e de magnésio. Tem origem, geralmente, em solos calcários. Esta água diminui a formação de espuma de um sabão.

Água macia – contêm baixas concentrações de cálcio e de magnésio. Esta água não diminui a formação de espuma de sabão.

Na zona Sul a água é mais dura e no Norte a água é mais macia.

Sabendo perante que tipo de água estamos, através da fatura da água, por exemplo, pode ser necessário adaptar a dosagem dos detergentes. Regra geral, quanto maior for a dureza da água mais detergente será necessário usar para garantir uma lavagem eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

<iframe src=”https://www.youtube.com/embed/bXXxklINhuo” width=”400″ height=”225″ style=”margin-top: 10px; margin-bottom: 10px; margin-left: 10px; float: right;” frameborder=”0″ allowfullscreen=”allowfullscreen”></iframe>

Seleccione um ponto de entrega