O Produto Ecolabel permite que o consumidor tenha a segurança de que o mesmo está a ser produzido com o máximo de respeito pelo meio ambiente. O rótulo ecológico garante, que as entidades fiscalizadoras (Ministério do Ambiente e da Economia) verifiquem todo o processo para o desenvolvimento de produtos, controlando a utilização de matérias-primas nefastas para a flora e fauna, verificando a obrigação de utilização de ingredientes obtidos de forma sustentável não testados nem com origem em animal, embalagens com a utilização mínima de plástico e 100% reutilizáveis.
Mais informações no vídeo: https://www.instagram.com/tv/CLMTJMsFSWk/
Nem todos os produtos têm rótulo ecológico.
Por diversas razões nem todos são passíveis de registo, no caso dos desinfetantes, pelo facto de eliminarem microrganismos, não podem ser certificados com este rótulo. Outro exemplo é o amaciador de roupa, que ao contrário do detergente da roupa, não pode ser registado pois não é comercializado em todos os países da UE e esse, é um requisito necessário para o seu registo.
A preocupação com os nossos produtos não existe só na fórmula, os nossos cuidados são transversais a toda a atuação da empresa, desde o transporte e à embalagem.
Nenhum dos nossos produtos ou matérias-primas tem origem ou foi testado em animais. As nossas matérias-primas são produzidas de forma sustentável, sempre que possível com certificado RSPO, biodegradáveis em poucos dias e por isso com o mínimo impacto possível para o ambiente. Reaproveitamos e reutilizamos subprodutos diminuindo o desperdício de matérias-primas.
Exemplo disso são as nossas partículas esfoliantes que são obtidas da trituração das cascas de frutos secos, em vez dos microplásticos normalmente utilizados em cremes esfoliantes, mas de difícil remoção do meio aquático
Para minimizar o transporte privilegiamos a produção nacional ou se possível local de matérias-primas em vez de procedermos à importação.
No início da empresa recolhíamos e reaproveitávamos as nossas embalagens, mas com o passar do tempo apercebemo-nos que a pegada ambiental era maior. Por um lado estávamos a transportar ar (embalagens vazias), ou seja um consumo de CO2 desnecessário e por outro, para que não houvesse contaminação de lotes tínhamos de gastar imensa água potável para os lavar.
A preocupação com a embalagem é pensada de forma profunda e sustentável. Tentamos evitar o plástico e, no caso dos produtos em pó, já o conseguimos com um balde 100% em cartão.
Com a linha de Plastic Free ( https://greendet.pt/granel/#tab_plastic-free ) reduzimos para, quase ZERO o consumo de plástico nos detergentes líquidos.
No entanto, como não temos alternativa nos produtos líquidos de venda direta, concebemos uma embalagem 100% reciclável.
Desta forma o utilizador não tem de se preocupar em lavar ou separar, basta colocar no Ecoponto mais perto para lhe dar uma nova utilização e fechar o ciclo de economia circular.
É necessário consciencializar os consumidores e vendedores para a utilização e cumprimento da regulamentação existente, o que implica rotular devidamente os produtos com uma etiqueta que contenha, nome e marca do produto, o lote, os ingredientes, frases e símbolos de perigo, se existirem.
Deve garantir-se, sempre, que todos estão salvaguardados e devidamente informados do que consta nos produtos.
Todos os produtos encontram-se registados no CIAV(Centro Anti-Venenos) e caso haja algum problema basta ligar para o número presente no rótulo para saberem como atuar, e portanto, o rotulo e informações nele inseridas, são imprescindíveis.