Elimine o calcário de forma eficaz com estas sugestões
O calcário é um dos maiores obstáculos das limpezas domésticas. Está bastante presente nas nossas casas portuguesas, especialmente em alguns locais mais propensos à acumulação de água, e em zonas de Portugal com águas mais duras – veja a diferença entre água dura e mole neste artigo.
De forma a perceber como o pode eliminar e prevenir o seu reaparecimento, deve primeiro entender o que é efetivamente o calcário. O calcário é uma espécie de crosta esbranquiçada que se tende a acumular em zonas com maior circulação e presença de água, em especial de água quente, como: lavatórios, sanitas, torneiras, vidros, bidés e azulejos.
Surge devido ao contacto regular com a água e sua constante evaporação, originado a acumulação dos minerais que compõem a água dura. A cristalização destes minerais provoca a concentração de sedimentos, que parecem manchas ou crostas. Estas manchas de calcário tendem a ficar mais espessas com o passar do tempo e a sua persistência pode danificar os materiais e o seu bom funcionamento, para além de causar mau aspeto.
Sabendo o que é e porque surge, vamos agora perceber como o eliminar e prevenir o seu reaparecimento.
Para eliminar o calcário já existente deve:
- Coloque uma dose do nosso Vinagre de Limpeza Greendet em toda a superfície afetada e deixe atuar uns minutos;
- Em seguida, use um pano ou esponja para esfregar bem as manchas;
- Enxague o local removendo quaisquer resíduos
- Por último, seque muito bem a superfície.
De forma a prevenir que o calcário se volte a acumular deve:
- Secar bem as superfícies propensas ao surgimento do calcário, regularmente;
- Limpar os locais problemáticos de forma rotineira, com produtos formulados especificamente para remover as manchas de água e prevenir o aparecimento de calcário, como o nosso Detergente Multiusos Anti-calcário WC Total;
- Assim que identificar uma nova mancha de calcário, deve procurar removê-la o mais rápido possível.
A escolha de detergentes ecológicos neste tipo de limpezas é muito importante, uma vez que, as alternativas contêm um número elevado de químicos tóxicos, que podem ser nocivos à nossa saúde, poluem os nossos recursos hídricos e afetam o meio ambiente.