Dicas de Organização – “destralhar” para um lar mais leve

Mulher olha para armário desorganizado, com tralha para arrumar

Destralhar é uma forma de organização mas também um passo na direção certa, rumo a uma vida mais simples e sustentável. No mundo acelerado em que vivemos, a sensação de um lar sobrecarregado em nada ajuda a nossa paz e produtividade.

Organizar a casa torna-se mais fácil quando destralhar faz parte da rotina. Qualquer espaço em que passemos uma quantidade de tempo considerável, casa, local de trabalho, carro, etc, deve ser confortável e alinhado com os nossos objetivos. Sejam eles menos desperdício, maior organização, aumento da produtividade, ou outros, aquilo que nos rodeia influencia diretamente a nossa atitude geral.

Deixamos aqui algumas sugestões para aplicar da próxima vez que decidir transformar os seus espaços favoritos em locais menos atulhados:

  1. Comece por áreas pequenas, como uma gaveta ou prateleira – Não se atire primeiro à divisão mais desarrumada ou espaço caótico que vir, isso é um caminho certo para desistir.

    • Em vez disso, torne a tarefa menos intimidante ao começar com uma gaveta ou pequeno armário, que demore relativamente pouco tempo a desocupar.

  2. Evite começar por itens ou zonas mais sentimentais – Objetos com valor sentimental podem dificultar o processo de destralhe.

    • Deixe-os para etapas posteriores, quando já estiver mais habituado a esta rotina de se desapegar de itens desnecessários para a sua vida.

  3. Estabeleça um intervalo temporal para executar a tarefa – Evite ser interrompido ou adiar indefinitivamente este destralhe ao definir um bloco específico de tempo no qual pretende arrumar.

    • Coloque mesmo um alarme para se organizar e garantir que não se torna uma tarefa tediosa que não voltará a fazer tão cedo.

  4. Retire tudo o que está na secção pela qual começou e separe os itens – Aquilo que encontrar no local deve ser separado em “montinhos” ou pilhas que consiga visualizar facilmente. Deve dividi-las por categorias, de acordo com o seu objetivo: para guardar; para dar a alguém; para vender; para reciclar…

    • Dica da Verdinha: se tem dificuldade ou muita indecisão quando chega a altura de fazer este tipo de seleção, peça a um familiar ou amigo para ajudar. Por vezes apegamo-nos a determinados objetos que já não servem um propósito e acabam por ficar a ocupar espaço, tornando-se “tralha” desnecessária.

  5. Limpe a superfície antes de voltar a colocar os itens que decidiu manter – De forma a cuidar melhor da higienização da sua casa, de forma sustentável, limpe os locais que está a desocupar.

    • Se está a embarcar nesta tarefa, provavelmente não o faz de forma regular, portanto pode ser um local propenso a acumular pó e outros resíduos potencialmente nocivos.

    • Veja os nossos detergentes ecológicos que limpam de forma eficaz e segura, sem danificar materiais ou agredir o nosso planeta. Esta prática contribui para a redução da sua pegada ecológica.

  6. Evite voltar a acumular com a regra “entra um novo, sai um velho” – Esta organização dos seus espaços permite que saiba todos os itens que tem em casa. Desta forma, evitará comprar coisas desnecessárias que provavelmente não precisa.

    • De qualquer forma, se esta é uma dificuldade sua, experimente a regra – para entrar um item novo, tenho que me livrar de um velho. Utilizando esta estratégia, a não ser que não se possa livrar de nada porque apenas tem coisas necessárias, não deverá acumular tanta tralha no futuro. É também uma forma eficaz de promover um consumo mais sustentável e consciente.

Mulher retira itens do armário para destralhar

 

Quando usamos produtos e adotamos práticas que respeitam o meio ambiente, como os detergentes ecológicos Greendet, garantimos que as nossas escolhas diárias fazem parte de um estilo de vida consciente e respeitador do nosso planeta.

Implementar estas práticas de destralhe, pode ajudar a transformar a sua casa num ambiente mais organizado, funcional e ecologicamente responsável. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Seleccione um ponto de entrega