O bolor e a humidade são problemas comuns em muitas casas portuguesas, especialmente nas que apanham menos sol e estão localizadas em zonas mais húmidas.
Durante os meses mais frios, a acumulação de humidade leva ao surgimento do fungo a que chamamos bolor. Para além de o bolor se espalhar muito rapidamente, pode causar danos estruturais e afetar o aspeto das nossas casas. Para culminar, a humidade e o bolor podem afetar seriamente a nossa saúde, agravando alergias ou até provocando problemas respiratórios. Por isso, é essencial manter as nossas casas o mais secas e ventiladas possível.
O surgimento do bolor e mofo em casa verifica-se mais nas cozinhas e casas de banho, tendo origem normalmente na humidade causada por condensação, que surge das diferenças de temperatura das divisões com o exterior ou zonas mais frias e menos bem isoladas da habitação. Existe também a humidade causada por infiltrações, que deve ser resolvida assim que identificada, para minimizar os riscos que dela são consequentes.
Veja agora algumas sugestões práticas e eficazes para minimizar o bolor e a humidade, criando um lar mais agradável e confortável para toda a família.
-
Tenha cuidado com a ventilação da casa para prevenir mofo e bolor
- Deve manter uma boa circulação de ar, pode evitar a acumulação de humidade prejudicial, que leva ao surgimento do bolor.
- Abra as janelas, mesmo que durante pouco tempo e não deixe as portas de divisões mais húmidas, como casas de banho e cozinhas, fechadas muito tempo.
-
Procure evitar a condensação
- Como vimos anteriormente, a acumulação de água na forma de condensação pode causar bolor portanto deve:
- secar quaisquer superfícies molhadas rapidamente;
- assegurar que as janelas estão bem isoladas para minimizar as diferenças de temperatura;
- secar a roupa ao ar livre em vez de no interior da casa.
- Como vimos anteriormente, a acumulação de água na forma de condensação pode causar bolor portanto deve:
-
Mantenha a casa quente
- As casas frias e húmidas são o ambiente perfeito para o desenvolvimento de bolor, portanto aquecer adequadamente a sua habitação ajuda na prevenção do mofo e humidade.
- Invista num bom isolamento térmico para manter o calor dentro de casa e prevenir a condensação.
- Se a casa for bastante húmida, recorra a um desumidificador para retirar o excesso de humidade e melhorar a qualidade do ar em casa.
-
Limpe regularmente, de forma preventiva
-
- Evite o aparecimento de bolor em juntas de azulejos, cortinas de chuveiro e outros cantos escondidos, limpando-os de forma mais rotineira nos meses mais frios.
- Experimente o M-Desinfect Sept Desinfetante Multi-superfícies Anti Séptico, na desinfeção de paredes e superfícies da sua casa, visto que tem uma elevada concentração de agentes de limpeza e desinfetantes, eliminando microorganismos potencialmente perigosos.
- Se já tem humidade e bolor em casa, sugerimos o L-White Powder Branqueador Oxigenado que tem um excelente poder de limpeza e um acabamento que não deixa marcas.
Manter o bolor e a humidade longe da sua casa requer atenção e algumas mudanças na rotina de limpeza, mas os benefícios deste cuidado para a saúde e bem-estar da sua família, valem o esforço. De forma a reduzir a sua pegada ecológica escolha sempre produtos ecológicos e biodegradáveis nas suas limpezas.